16 de outubro de 2012

Concordância

A Concordância avalia o sentido de uma frase, podendo ser verbal ou nominal

Concordância Nominal

      O nome concorda com seu referente em gênero e número. Também há exceções. Transmite o substantivo e seus termos referentes (adjetivo, numeral, pronome, artigo). Observação: essa concordância é feita em gênero e pessoa.


Concordância Verbal


     Em uma frase, o verbo deve concordar com o sujeito. O verbo é o termo subordinado, e sujeito concorda tanto em número quanto em pessoa. Isso se explica em concordância.
     No entanto, em toda regra há exceções:

  • Porcentagens – Quando há sujeito que demonstre porcentagem, e em seguida aparece um substantivo. Observação: o verbo concordará com o substantivo.
  • Expressões partitivas  O sujeito demonstra "parte de algo" (a metade de, a maior parte de, grande parte de, a maioria de), e em sequência  surge um substantivo ou pronome no plural. Observação: o verbo poderá ser grafado tanto no singular quanto no plural. 
  • Pronome interrogativo ou indefinido plural – Nessa exceção, o sujeito caracteriza-se por um pronome interrogativo ou indefinido plural (quais, quantos, alguns, quaisquer) seguido do pronome pessoal “nós” ou “vós”. Observação: o verbo concordará com o primeiro pronome (na terceira pessoa do plural) ou com o pronome pessoal. 
  • Nomes próprios – Aqui a concordância é feita quando leva-se em consideração a presença ou ausência do artigo. Sendo assim: com o artigo, o verbo é encontrado no plural e sem ele, o verbo é encontra-se no singular.
  • A expressão mais de um – No momento em que a expressão "mais de um" estiver associada a verbos que retratem reflexos (reciprocidade). Observação: o verbo necessariamente permanecerá no plural.
  • Quantidade aproximada – O sujeito expressa quantidade aproximada (cerca de, menos de, mais de, perto de) acompanhado de numeral e substantivo. Observação: o verbo concordará com o substantivo.
  • Pronome relativo “que” – Consiste na formação do sujeito, que se dá pelo pronome relativo. Observação: a concordância em número e pessoa se dá com o antecedente do mesmo.
  • A expressão “um dos que” – De acordo com a linguagem formal: O verbo permanece no plural. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário