18 de outubro de 2012

Revolução Industrial

    
      A revolução industrial só foi possível porque a produção artesanal passa para a manufaturada. Houve aliança entre a nobreza e a burguesia, a nobreza tinha terras, ou seja, ela dava a matéria prima e a burguesia tinha o comércio, assim desenvolvia comercialmente e industrialmente os produtos.
     Como a Inglaterra tinha uma frota mercante desenvolvida ela podia vender para o mercado exterior, houve também o processo de cercamento que fazia com que todas as terras fossem destinadas a produção, isso forçou o acontecimento do êxodo rural, criando então uma mão-de-obra barata para as industrias.
    
     Na Inglaterra tinha muitas reservas de carvão e ferro, isso era bom pois fornecia combustível para as máquinas, sem contar que seu mercado consumidor interno tinha crescido.
     Entretanto o proletariado estava submetido a longas jornadas de trabalho que chegavam a ser exploração, pois era muito trabalho com baixa remuneração e sem condições descentes de trabalho. Depois começaram a contratar mulheres e crianças.    Por que isso?      Isso acontecia porque eles precisavam de mais trabalhadores e como as mulheres na época eram vistas como inferiores aos homens o pagamento delas era menos, e as crianças recebiam menos ainda, pois a experiência era considerada boa parte do pagamento.
    
    Lá tínhamos a macroeconomia e a microeconomia. A macroeconomia era a economia do País e a microeconomia era a padaria ou o mercadinho, entre outros.  
     A escola fisiocrata defendia a idéia que a agricultura era a verdadeira fonte de riquesa e sendo o comércio estéril. Isso quer dizer que o comércio não produz riquesa real, apenas a tranfere de um lugar para outro.
     Já a escola clássica que é liderada por Adam Smith defende o trabalho como fonte de riquesa. A lógica dessa idéia está em que quanto mais trabalho na produção mais valor agregado no produto.
     David Ricardo criou a lei férrea do salário. Essa lei trazia vantagem para os trabalhadores, pois era imposto que se o custo de vida aumentasse o salário também deveria aumentar imediantamente.


        Primeiro Reinado

     O primeiro reinado que caracterizou o processo de independência brasileira, porém alguns portugueses não queriam que isso acontecesse.
     D. Pedro impõe a constituição em 1823. Mas tendo como principais pontos:
> Eleitor primário: salário de 100.000 por ano , ele podia escolher alguém para votar.
> Eleitor previlegiado: salário de 200.000 por ano, ele podia votar.
> Deputado: salário de 400.000 por ano, ele pode se candidatar.
> Senador vitalício: salário de 800.000 por ano, onde seria senador pelo resto de sua vida.

    D. Pedro dividiu o Estado em 4 poderes: O executivo, o legislativo, o judiciário e o moderador.
>Executivo: era constituido por imperadores e ministros. (Era D.Pedro que escolhia).
>Legislativo: Constituido por deputado e senador, onde o senador era escolhido por D.Pedro.
>Judiciário: Também era escolhido por D.Pedro.
>Moderador: era o próprio D.Pedro, porém ele só atuava em caso de disputa entre os outros 3 poderes.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário