26 de outubro de 2012

Energias Renováveis

O Brasil, a energia elétrica e a sustentabilidade.

     Todos sabemos que hoje em dia todas as pessoas necessitam de energia elétrica, mesmo vivendo de forma mais simples possível. E nós não podemos tocá-la, criá-la ou mesmo destruí-la, o que podemos fazer é simplesmente transformar e aproveitar essa energia, ela produz movimento, sendo ele no mundo microscópico ou macroscópico.

     O ser humano é a única espécie do planeta capaz de manipular essas fontes, que por sua vez são madeira, vento, luz do sol, queima de vegetais entre outros. Nós manipulamos essas fontes para fins específicos e diversificados como: iluminar a noite, aquecer os lares, produzir, transportar e conservar os alimentos, acionar as máquinas industriais, trafegar e transportar mercadorias por terra, ar e água e também manter a comunicação com um vizinho ou com uma pessoa que esteja do outro lado do mundo.


     Nas últimas décadas as fontes de energia mais utilizadas são os combustíveis fósseis, porém a população cresceu muito em pouco tempo e isso estima que o consumo de energia será cada vez maior. O problema dessas fontes como carvão, petróleo e gás natural é que não são renováveis e a disponibilidade ficará cada dia menor. Além disso, a ciência já comprovou que a queima de combustíveis fósseis lança na atmosfera grandes quantidades de dióxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo agravamento do efeito estufa, e quanto maior o efeito estufa, maior o aquecimento global assim as mudanças climáticas serão agravadas nas próximas décadas.

   E com isso nasce uma pergunta:
COMO GARANTIR A GERAÇÃO DA ENERGIA NECESSÁRIA PARA O BEM ESTAR E A SAÚDE DE UMA POPULAÇÃO MUNDIAL CRESCENTE, SEM COMPROMETER O MEIO AMBIENTE? E a melhor resposta virá por meio do desenvolvimento sustentável.





Fontes Renováveis

O que são fontes renováveis? São aquelas facilmente repostas, como hidráulicas que depende das águas dos rios, a eólica, que precisa dos ventos, a solar, a qual basta a luz do sol, e a da biomassa moderna, que depende do plantio, colheita e processamento do material vegetal.

     Como já foi dito, o consumo de energia aumenta cada vez mais, porém isso não está ligado somente ao crescimento populacional, ele também está ligado com o avanço tecnológico e com o enriquecimento da população. Ou seja, quanto mais rica e sofisticada é uma sociedade, mais alto é seu padrão de consumo de produtos e serviços, portanto, maior sua necessidade de energia.




Matriz energética

     Matriz energética é toda energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida nos processos produtivos, é uma representação quantitativa da oferta de energia, ou seja, da quantidade de recursos energéticos oferecidos por um país ou por uma região.     No Brasil, matriz energética simboliza o “retrato” de todas as fontes geradoras de energia. O Brasil tem vento, água, carvão, petróleo e a biomassa. E talvez o Brasil seja o único país que tem a chamada independência energética.

     A matriz brasileira difere da mundial, pois os economistas usam também matrizes secundárias para estudar o desempenho de um país em determinado tipo de energia de fontes secundárias. A escolha de um País por sua matriz energética é dada pelo potencial natural existente no seu território nacional, também são considerados os custos de produção, transmissão e distribuição, além das implicações ambientais para avaliar o grau desejado de renovação da matriz energética. Para um País não é importante apenas alcançar a independência energética, é fundamental chegar a essa independência com uma matriz energética limpa e diversificada.


     O Brasil tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. Só compete com a Noruega. Energia suja engloba as partículas (poluição) que saem das queimadas ou atividades que emitem CO2. Assim, temos fontes que não emitem nem partículas e nem CO2 (usinas hidrelétricas e eólicas). A biomassa (de cana de açúcar, por exemplo) tem emissão zero porque emite e ao mesmo tempo absorve CO2.


                                   Qual a vantagem das energias renováveis?

            As usinas duram para sempre, enquanto o Sol estiver brilhando, elas vão suprir a energia que nós necessitamos.

          Temos um grande potencial hidrelétrico e potencial eólico e bioeletricidade. Uns complementam outros. Gera-se mais energia hidrelétrica em um período único. Se colhe cana de açúcar na época em que se explora menos as outras fontes. Assim, o Brasil tem boa administração de produção das energias. E também, nos próximos anos, desencadearemos a energia solar que vai fechar o quarteto de ouro.
                               
                                  O Brasil pode crescer usando energias limpas?
           
O Brasil pode crescer sim, e essa é a prioridade da política energética brasileira. Mais energia e menos sujeira
                                                       O que precisamos mudar?
            Planejar melhor. Pois, o governo anterior não tratou bem dos assuntos direcionados a energia.  Não se pode deixar que uma fonte passasse a competir com outra. Não deve ter leilões e devemos ter todas as fontes de energias. O Brasil tem condições de liderar essa área.
          O principal é a cana de açúcar que já começa a ser escolhido de acordo com o clima e diverso outros fatores, sua colheita é em determinados períodos do ano. O bagaço e a palha da cana também são aproveitados. Buscando produtividade e resistência às pragas.


Termelétricas de biomassa (a queima de massa vegetal sob uma caldeira cria vapor d'água):
Essas usinas queimam matéria prima vegetal, entre as mais usadas no Brasil estão o bagaço e a palha de cana-de-açúcar. As características dessas termelétricas são fontes renováveis, fonte limpa pois o carbono emitido é recuperado no plantio da cultura, se utiliza resíduos agrícolas e as termelétricas também são um complemento ás hidrelétricas nas estações de seca.

Termelétricas de combustível fóssil (termelétrica):
São usinas que geram eletricidade a partir da queima de gás natural, carvão mineral ou óleo diesel, derivado do petróleo. O calor gerado na queima aquece a água em uma caldeira, produzindo o vapor d'água que move uma turbina geradora de eletricidade. Nela temos alta produtividade, requer menos investimento e pode ser construída em pequenas unidades, em locais remotos. Porém, é uma fonte não renovável, é fonte suja, muito poluidora e no caso de gás natural é necessário alto investimento para canalização.

 Usinas eólicas (é a força dos ventos que faz girar as pás de turbinas geradoras de eletricidade):

É uma energia gerada pela força do vento, captada por grandes cataventos, que por sua vez, giram as pás da turbinas geradoras de eletricidade. Ela é uma fonte renovável, tem um baixo custo, são usinas de construção rápidas e tem baixo impacto ambiental. Mas o desgaste das turbinas são rápidos, necessitam de grandes áreas de instalação e tem baixa produtividade.

Usinas Solares: A energia solar se transforma em energia por maio das células fotovoltaicas, como aqueles de algumas calculadoras, que se ligam quando expostas á luz do sol. É um sistema bom para a geração de energia em Países em que o sol brilha na maior parte do ano, como no Brasil, porém seu custo ainda é bem mais alto que o das outras fontes.

Aproveitamento da biomassa: Os vegetais são usinas naturais fantásticas. São capazes de produzir seu próprio alimento. E como elas absorvem do ar o dióxido de carbono, as plantas fazem uma faxina na atmosfera, removendo esse gás, que é o principal responsável pelo aumento do efeito estufa. O Brasil tem grande tradição no uso da biomassa para a produção de açúcar e etanol.
     Em 2011, a energia vendida pelas usinas de açúcar e etanol para grandes consumidores e empresas distribuidoras de energia elétrica foi equivalente a abastecer 5 milhões de residências e isso fez com que fosse economizado 5% das águas dos reservatórios das hidrelétricas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Adaptação de ideias principais do projeto energia mais limpa 2012


Um comentário: