6 de outubro de 2012

Morfologia externa das angiospermas

  Raízes



      É muito importante saber que se desenvolvem refletindo as adaptações do seu ambiente. As principais funções das raízes são: Absorver água e sais minerais, além de propiciar a fixação da planta no solo. Entretanto outras espécies de angiospermas têm raízes que desempenham outras funções, como armazenamento de nutrientes.


> Estrutura da raiz

     Temos raízes do tipo fasciculada e do tipo axial ou pivoltante. Na fasciculada as raízes são finas, têm espessura uniforme e saem de uma mesma região do caule. Esse tipo de raiz é encontrado nas monocotiledôneas, como: milho e grama.
    
 Já na raiz axial há raíz mais grossa, da qual se ramificam raízes laterais mais finas, porém essas raízes laterais podem ser classificadas como secundárias, terciárias e etc. Esse tipo de raiz é dicotiledônea, como soja e feijão.
    Exemplo de raízes fasciculadas e pivotante :

>  Raizes subterrâneas
  • Coifa
     A coifa é uma formação adaptada das plantas terrestres, aquáticas e aéreas, sua função é a proteção.

  • Região lisa
     Rica em hormônio (axina), incentiva o crescimento da raiz e é caracterizada pela ausência de ramificações laterais. Nela há tecidos merismáticos.

  • Região pelífera

     Essa região apresenta diversos tricomas, elas absorvem água e sais minerais, entretanto ela também ajuda na umidade da planta.

  • Região de ramificação
     Nessa área há o desenvolvimento das raízes laterais secundárias, terciárias e etc. Com exceção da região de ramificação, as demais regiões são encontradas nos sistemas radiculares dos tipos axial e fasciculado.
  • Colo
     É a zona de transição entre caule e raiz. Ela trabalha junto com o meristema primário.

> Raízes Aquáticas



    São raízes que se desenvolvem dentro da água. Aguapés e vitória régia são exemplos desse tipo de planta. Essas raízes são finas e apresentam a coifa bem desenvolvida.





> Raízes Aéreas


     São aquelas que se desenvolvem mantendo contato direto com a atmosfera, elas brotam do próprio caule. há diversos sistemas radiculares aéreos, que refletem as adaptações da planta a seu ambiente, assim elas desenvolvem estratégias de fixação e obtenção de água e nutrientes.




 
       Caules


     O caule geralmente é a porção aérea da planta, é lá que são desenvolvidos os ramos, as folhas e as flores. Ele desempenha várias funções como sustentação, condução de seiva bruta e elaborada por meio do sistema vascular e em algumas espécies ela contém armazenamento de água e nutrientes.


> Estrutura do caule

     As principais estruturas do caule são a gema, o nó e o entenó.
* Gema: Estrutura que pode originar novos ramos, folhas e flores. Ela pode ser lateral e apical.
* Nó: É a região de onde se origina as gemas. Em algumas angiospermas podemos identificar o nó por uma região mais larga no caule.
* Entrenó: Região entre dois nós que não tem capacidade de originar gemas.

> Tipos de caules

 Assim como as raízes, o caule pode ser aquáticos, subterrâneos ou aéreos
  • Caules aquáticos
     Os caules aquáticos das angiospermas podem ser completa ou parcialmente submersos. Muitos caules aquáticos são fotossintetizantes.
      Elas tem bastante ramificação e tecidos de sustentação, porém pouco desenvolvido. São finas, não são longas e são do tipo cabeleira.
  • Caules subterrâneos

    Os caules subterrâneos podem acumular substâncias nutritivas, assim se tornam alimentícios. Os principais tipos de caules subterrâneos são:
-Rizoma: Cilíndricos, crescem horizontalmente sob a terra e apresenta folhas subterrâneas.
-Tubérculo: Geralmente arredondado, acumula substâncias nutritivas. ex: batata.
-Bulbo: pequenos caules que se prendem em folhas modificadas. ex: cebola e alho.

  • Caules aéreos
    Os caules aéreos podem ser eretos, desenvolvendo-se verticalmente em relação ao solo, ou rastejantes, crescendo paralelamente ao solo. Os principais caules aéreos são:
-Sarmentoso: fixa-se sobre suportes.
-Haste: pequeno e pouco resistente.
-Estipe: Cilíndrico e ramificado (alimentício).
-Tronco: Resistente e ramificado (sustentação).
-Colmo: Contem nós. ex: cana-de-açúcar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário