15 de setembro de 2013

Microbiologia

Microbiologia


 

 

 

 

 


 

Reino protista

são unicelulares e eucariontes(tem carioteca)
Plus: Esse reino só era composto por protozoários, mas colocaram as algas unicelulares.

Protozoários: a maioria é encontrado em água doce, e não é visto a olho nú. Eles são filtradores e se alimentam de matéria orgânica da água. Existem quatro grupos de protozoários:
  • Sarcodíneos: esticam a membrana para se deslocar (pseudópodes, ou seja, falsos pés), eles também a usam para se alimentar. Ex: ameba

  • Ciliados: usam os "cílios" para se deslocar. ex: Paramecium SPP

  • Flagelados: se locomovem com seu flagelo. ex: Trypanosoma Cruzi.

  • Esporozoários: se locomovem pelo ambiente, mas ele por si só não tem deslocamento. ex: Plasmodium SPP.


Algas unicelulares



 são fotossintetizantes e aquáticos.

  • Diatomáceas: tem importância econômica. As diatomáceas podem liberar uma toxina que faz com que ocorra a maré vermelha. Elas tem parede celular grossa.

  • Dinoflagelados: Tem parede celular fina, são os únicos organismos unicelulares que tem capacidade de fazer uma reprodução sexuada. Como acontece a reprodução sexuada: dois dinoflagelados juntam seus núcleos e quando se separam o cromossomos de um vai para o outro até acontecer a reprodução sexuada, esse tipo de reprodução acontece quando há necessidade de variabilidade genética. Eles também fazem reprodução assexuada, ele é utilizada para aumentar o número de indivíduos.


Reino Fungi




Alguns são pluricelulares e todos são eucariontes. Os fungos estão contidos na microbiologia porque eles tem a capacidade de sobrevivência unicelular, e isso torna muito difícil matar os fungos, isso porque se sobrar uma ínica célula ele sobrevive e se regenera. Eles são heterótrofos e não fazem fotossíntese, se alimentam de matéria orgânica do ambiente e tem digestão externa. Eles também fazem parte do processo de decomposição. Os fungos também tem parede celular, essa parede não é formada por celulose e sim por quitina, para armazenamento energético, usam o glicogênio.

São organismos ateciduais, ou seja, não tem tecido e estruturas organizadas e especializadas. As célular dos fungos conseguem fazer tudo, elas não tem função específica. A organização celular dos fungos é dada pelas HIFAS.

Hifas: organização da célula

Micélio:conjunto de hifas organizadas.

Reprodução: A reprodução pode ser assexuada por fragmentação ou sexuada pela troca de gametas. Os esporos são liberados no ambiente, se o esporo conseguir cair num lugar com condições adequadas para sua sobrevivência, ele irá se desenvolver.

Tipos de fungos:
  • FICOMICETOS: são os fungos mais simples, pois suas hifas não são organizadas. Ex:mofo e bolor. (eles podem causar intoxicação alimentar).

  • ASCOMICETOS: hifas ramificadas, tem hifa central. São importantes para a industria farmaceutica. ex: fermento biológico, e fazem também a fermentação da cerveja.

  • BASIDIOMICETOS: são os mais complexos, tem micélios reprodutivos, esses micélios reproduzem os gametas e tem interação com os esporos. ex: cogumelo e orelha de pau.

  • DEUTEROMICETOS: são fungos incompletos, não tem capacidade de reprodução sexuada, sua reprodução é assexuada por fragmentação. Esse tipo de fungo pode causar doenças, como a Candidíase.


Obs: fungo não tem nada a ver com planta.

                                                 Espero ter ajudado!!
                                                      OBRIGADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário