7 de outubro de 2012

Expressionismo

 O que é o expressionismo?    É um movimento artístico que foi conhecido por demonstrar intensas emoções. As obras são desligadas de padrões de beleza, onde exibem enfoque pessimista da vida, marcado por angústia, dor ou necessidade de denunciar algum problema social.

     O Expressionismo foi iniciado no fim do século XIX por artistas da Alemanha, depois de alcançar seu auge ele expande-se para a literatura, música, teatro e cinema. Na França esse movimento se manifesta no fauvismo. O expressionismo foi levado para as artes plásticas através do pintor holandês Vincent van Gogh. As obras propõem uma ruptura com as academias de arte e o impressionismo. As principais características são distanciamento da pintura acadêmica, ruptura com a ilusão de tridimensionalidade, resgate de artes primitivas e uso arbitrário de cores fortes.
     No expressionismo há vários grupos, dentre eles, Die Brücke (A ponte) e Der Blue Reiter (O Cavaleiro Azul).  A manifestação ocorre nas artes plásticas (O grito de Edvard Munch é a obra precursora), no cinema (exemplo é O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene), na literatura (nomes principais: James Joycem, Franz Kafka, Georg Trakl), na música (Arnold Schoenberg e Pierrot Lunaire são destacados), e no teatro ( exemplo é a peça R.U.R, e Karel Capek).
     No Brasil, se destacam as artes plásticas e o teatro. Sendo que nas artes plásticas Candido Portinari retrata o êxodo do Nordeste, e no teatro, Nelson rodrigues retrata características expressionistas nas apresentações em que protagoniza).

Nenhum comentário:

Postar um comentário